-
Arquitetos: adn Architectures
- Área: 96 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Filip Dujardin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vamos direto ao ponto: quatro paredes, algumas janelas e necessidades funcionais de dormir, comer, lavar roupas e ler.
Dois corpos internos que abraçam o envelope sem tocá-lo, opaco, translúcido, arejado, abstrato.
Um lugar
Uma superfície inacabada de 96 metros quadrados: paredes feitas de blocos de terracota, teto de concreto aparente, janelas em duas das quatro paredes e dois dutos técnicos.
Um programa
Um projeto para um casal que quer um loft com uso eficiente do espaço.
Uma resposta
Pureza da forma e simplicidade funcional.
Significados
Criação de, no mínimo, dois novos volumes e uso de um conjunto muito limitado de materiais.
Organização
Dois volumes são construídos e três peças de mobiliário são instaladas para estruturar o volume.
Os dois volumes metámlicos no piso térreo acolher as duas funções que requerem portas: o banheiro e a lavanderia. Os pavimentos superiores aos volumes escondem um quarto e um escritório.
A posição desses volumes ao lado dos dutos técnicos determina volumes diferentes, com diferentes qualidades.
As três peças de mobiliário estruturam e dão função para o espaço restante: um grande armário de cozinha em um espaço estreito entre a entrada e a lavandaria, uma parede de armazenamento perto da entrada e uma biblioteca no espaço mais íntimo que leva à varanda.
Os materiais são olacas de poliuretano para o chão, metal sólido ou perfurado para os elementos estruturantes, MDF para o mobiliário, com um acabamento de pintura para exacerbar a textura dos diversos materiais. O teto é mantido como é para lembrar do volume unificado pré-existente.